Residencial Irmã Benigna
Data: 16/12/2021
Edição: 80
O terreno da Pampulha foi uma doação pleiteada pelas Irmãs no período em que a Cidade de Belo Horizonte estabelecia o conjunto arquitetônico da Pampulha. Destinada às atividades de Formação Inicial e Casa Generalícia, concentrava todas as atividades Administrativas da Congregação, foi uma casa que despertou histórias e afetos de todas as Religiosas que vivenciaram os primeiros anos de sua caminhada, bem como as Irmãs que compunham o Conselho, a Madre Geral e as Religiosas Idosas da Época. Crianças, Jovens e Adultos eram atendidos em nossa casa pelas Irmãs que ensinavam com atividades escolares, realizavam atendimentos de enfermagem no posto de saúde, que funcionava em nosso terreno, auxiliavam nas pastorais, nas celebrações Eucarísticas e na preparação para os Sacramentos.
Tempos difíceis desafiaram as estruturas financeiras da Congregação e uma saída encontrada, na época, foi vender parte do Terreno da Pampulha. Para as Religiosas foi um motivo de dor, porque foi vendido parte de suas memórias e suas vivências. Diante deste quadro a Serva de Deus Irmã Benigna Victima de Jesus afirmou com veemência “ fiquem tranquilas o terreno da Pampulha será da Congregação novamente!”
Em 2018, após uma Assembleia com as Irmãs e grande negociação a Congregação conseguiu adquirir novamente o terreno da Pampulha. Deus foi abrindo as portas e as possibilidades. As Irmãs sentiram uma imensa alegria. A Serva de Deus Benigna certamente intercedeu para fosse viabilizada a aquisição desse espaço rico de memórias, de esforços e histórias de nossas Irmãs. Nada mais justo que homenagear à Serva de Deus Benigna dedicando a ela o nome do Residencial.
Iniciamos as reformas no ano de 2019 e o primeiro espaço a ser reavivado foi a gruta de Nossa Senhora que recebeu a Santa original, do tempo das Irmãs, para abençoar o terreno, as obras e todos que trabalhariam para a reconstrução desse espaço tão sonhado pelas Irmãs.
Neste ano de 2021, a Arquidiocese de Belo Horizonte completa 100 anos de história e a Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade – CIANSP- deseja presentear a Arquidiocese com a abertura de um novo espaço dedicado à oração para toda a comunidade belo-horizontina, inaugurando a Igreja Nossa Senhora da Piedade, integrada no Residencial Irmã Benigna –RIB. Encontramos muitos significados nos vitrais que destacam as devoções que são baluartes da Congregação e nos propõem um encontro profundo com o Senhor através da Mística do Evangelho; A suavidade da arquitetura integra os valores do Antigo e a beleza do moderno. As cores e as luzes nos recordam que Deus nos acolhe em todos os momentos de nossa história; Os Servos de Deus nos convidam para ingressar na Igreja em sinal de profunda comunhão com Deus e ao mesmo tempo nos propõe sair em atitude missionária para cuidar dos irmãos mais necessitados.
Com as bênçãos de Deus faremos a dedicação da Igreja no próximo dia 28 de dezembro de 2021 Consagrando o Altar, lugar do Sacrifício de Cristo, Consagrando as colunas da Igreja e todo o Templo como Casa de Deus e lugar do encontro fraterno, reconhecendo que o Senhor nos convoca a ser Igreja em Comunhão com Deus e com os Irmãos. Sob o manto da Mãe de Piedade pedimos que derrame suas bênçãos sobre todos nós, sobre nossa Arquidiocese neste Jubileu Centenário e guarde-nos na Missão de ser luz para o mundo através do compromisso de seguir e anunciar seu Filho Jesus por meio de um testemunho de fé, alegria e compaixão.