Madre Teresa Cristina Leite

Madre Teresa Cristina Leite

Madre Superiora da Ciansp.

Venerável Benigna Victima de Jesus e sua disponibilidade para a Missão

Data: 16/04/2022

Edição: 82

A vida a serviço do Reino requer uma doação integral, uma grande disponibilidade interior e a missão é uma das formas de viver essa entrega ao Senhor. É o grande apelo de Deus a todos que abraçam a Vida Religiosa Consagrada.

A Venerável Benigna soube abrir seu coração para escutar a vontade de Deus em sua vida. Exercitou a crescente disponibilidade de coração para servir a todos que o Senhor colocou em seu caminho. Acolheu jovens, crianças, idosos, doentes e enfermos sem fazer distinção de classe social, ideologias, crenças e valores. Ela conseguia olhar para dentro da pessoa e enxergava a presença do próprio Cristo em cada uma delas. Aprendeu a contemplar a beleza do ser e se empenhava para resgatar a pessoa quando sua dignidade estava fragmentada.

            O cultivo da generosidade, a bondade que transbordava no ser da Venerável Benigna lhe fez perceber que a Missão confiada por Deus poderia ser realizada em qualquer endereço, porque para Deus não há limites ou fronteiras. É próprio da Vida Religiosa Consagrada Missionária a itinerância, moramos em diferentes lugares, não temos um endereço permanente.

A Venerável Benigna teve a alegria de morar em muitas cidades brasileiras, Itaúna-MG, Sabará-MG, Rio de Janeiro-RJ, Lambari-MG, Caeté-MG, Ponte Nova-MG, Lavras-MG, Belo Horizonte-MG. Sua grande alegria era fazer o bem para as pessoas e mesmo que fosse por meses, dias ou anos seu coração permaneceu inteiramente despojado.

Ela conseguiu imprimir na vida das pessoas a marca da presença de Deus. Muitos lhe procuravam por sua fama de Santidade. E sempre encontravam a Irmã Benigna com um sorriso no rosto, a esperança no olhar e a força da fé em suas obras de caridade na assistência material e também nas intensas orações. Quando advertida a guarda um tempo para si, para o descanso ou para as refeições, se houvesse alguém aguardando atendimento, a Irmã Benigna dizia com leveza... "Jesus tem pressa! " E partia com alegria para receber quem lhe chamava.

Que expressão bonita para ser compreendida, 'Jesus tem pressa' e certamente não falava da pressa que priva do encontro, esvazia os nossos sonhos e rouba-nos a possibilidade de viver o presente. Quando Irmã Benigna falava da pressa era como a pressa de Nossa Senhora que partiu ao encontro de Isabel porque sabia que ela precisava ser servida. É a pressa para chegar ao outro coração, aliviar suas angústias, chegar até o enfermo e alentar suas dores, chegar até as crianças e orientar seus corações, chegar aos desamparados e saciar suas necessidades, chegar aos desolados e levar a esperança. Essa é a pressa de Jesus: conduz à prática das bem aventuranças, nos guia na prática do amor fraterno e que Irmã Benigna descobriu, enxergou e nos ensinou a viver com o seu testemunho de Vida.

Jesus continua tendo pressa e continua clamando por nossa ajuda. Estando no céu a Venerável Benigna continua inspirando ações de cuidado e promoção à vida. Os projetos realizados pelas Irmãs da Piedade, batizados como o nome de Espaço Irmã Benigna atravessaram as fronteiras e estão sendo implantados na nova Missão da CIANSP na África. Jesus tem pressa de ver o pão na mesa das crianças, de ver as famílias sendo

orientadas em uma espiritualidade libertadora, em ver as mulheres tendo condições de trabalhar para receber um salário digno e os jovens terem a oportunidade de sonhar e de realizar os sonhos que os aproximam de Deus e trazem melhorias para suas vidas, comunidades e aldeias.

Em nossa trajetória de fé desejamos compreender e viver as Virtudes Cristãs, para abraçar com coração generoso e despojado a nossa Missão de cada dia! E pedimos à Venerável Benigna Victima de Jesus que rogue por nós, seus devotos, para que alcancemos de Deus as graças que mais precisamos!

Artigos Escritos por Madre Teresa Cristina Leite