Madre Teresa Cristina Leite

Madre Teresa Cristina Leite

Madre Superiora da Ciansp.

Venerável Benigna Victima de Jesus e suas mãos revestidas de Caridade

Data: 16/06/2022

Edição: 83

Encontramos na Venerável Benigna o suave perfume da caridade que exalava de seu ser. Seus pensamentos, orações e atitudes eram dedicados aos irmãos e irmãs que Deus confiava ao seu caminho. 

 

Irmã Benigna, por muitas vezes, foi encontrada nas ruas carregando sacolas pesadas, cheias de donativos, que ela ia levar aos mais pobres. Alimentos, roupas, calçados e toda ajuda que conseguia para restaurar a dignidade das pessoas em situação de vulnerabilidade social. Mãos que se estendiam para pedir e para deliberar ajuda, mãos que se despojavam do que tinham para auxiliar os desvalidos. 

 

A caridade profunda praticada em sua vida era fruto e testemunho de uma intensa vida de oração. As mãos que se juntavam para o encontro pessoal com Deus, que intercediam pelas pessoas que recorriam à sua profunda espiritualidade, eram as mesmas mãos que se abriam para ajudar os sofredores. 

 

Em sua jornada profissional, no ofício de enfermeira suas mãos, ao ministrar medicamentos e procedimentos, transmitiam a alegria de cuidar e a esperança da cura. Cura das dores físicas e cura das dores da alma. Muitos enfermos sentiam-se consolados em suas aflições ao receberem o gratuito e generoso cuidado da querida Irmãs Benigna. 

 

Verificando a necessidades das pessoas, em extrema pobreza, que não tinham acesso aos cuidados básicos, a Venerável Benigna abriu um salão de beleza. Cuidar da higiene do corpo é também zelar pela inserção social e possibilitar novos horizontes para o povo. Com suas mãos na máquina, Irmã Benigna confeccionou roupas para vestir e aquecer necessitados. Assim acolheu a essência do Carisma da Irmã Auxiliar de Nossa Senhora da Piedade em revestir a pessoa de dignidade por inteiro. 

 

A Caridade é expressão do amor de Deus, uma virtude que compõe e completa a vida Cristã. A Venerável Benigna se viu incomodada com a realidade de exclusão social e vulnerabilidade do povo. E se mobilizou a fazer obras de caridade ao longo de seu caminho. Podemos compreender a   caridade como o amor profundamente generoso, gratuito e despojado que impulsiona a pratica do bem. 

 

Nas mãos da Venerável Benigna encontramos as marcas das sacolas, que eram verdadeiras pontes de esperança para os necessitados; encontramos marcas de uma fé traduzida em obras e encontramos a força do bom exemplo capaz de ressignificar as nossas atitudes diante dos irmãos e irmãs que sofrem. 

Artigos Escritos por Madre Teresa Cristina Leite