Madre Teresa Cristina Leite

Madre Teresa Cristina Leite

Madre Superiora da Ciansp.

Tempo de gratidão e a Vida da Venerável Benigna Victima de Jesus

Data: 16/12/2022

Edição: 86

Chegamos no tempo do Advento, os primeiros passos do novo ano Litúrgico que culmina com a festa do Nascimento de Jesus. E o findar do ano civil. Esse tempo tem uma dinâmica própria, deixa os corações dilatados para a graça e ação de Deus. Sensibilizados com a causa dos necessitados, somos impelidos a realizar gestos de solidariedade. Pequenos ou grandes atos levam ao despojamento interior e abrem o ser para novas experiências. A sociedade é capaz de olhar o mundo diferente e se propõe a fazer a diferença na história de alguém.  Por isso, o tempo do Advento, tem sua própria mística e beleza. 

 

Recebemos de Deus um singelo convite, neste tempo tão rico, para contemplarmos a vida da Venerável Benigna Victima de Jesus.  Uma Irmã que passou pela terra cultivando constantemente essa sensibilidade para com o outro. E Deus lhe revestiu com dons mais profundos. Lhe concedeu a graça da perseverança e da constância na prática do bem. E ela o fez de modo apaixonado, ou seja, entregou seu coração cada vez mais para realizar o projeto de Deus em sua vida. Seu sorriso, que encanta a todos, era uma expressão de sua bondade e beleza interior cultivada pela vida de oração e regada pela prática da caridade. Seu coração se via consternado ao escutar a dor e o sofrimento das pessoas que confiavam na Irmã Benigna, partilhavam suas angústias mais internas, e sua sincera compaixão e empatia eram instrumentos para arar o terreno e semear a esperança. Acender a fé, como a brasa ainda fumegante em meio à fogueira, era a prece da nossa Venerável Benigna, Deus lhe atendia e alcançava, como bem alcança, a graça que as pessoas necessitavam. Esta memória de nossa amada Irmã Benigna nos leva a perceber como é linda a vida de quem se entrega, sem reservas ou limites ao chamado de Deus. 

 

Vivemos momentos únicos de nossa história, desafios, conquistas, medos e alegrias. E ao chegar esse tempo do Advento, do Natal e do Novo Ano civil somos convidadas e convidados a rever os próprios passos, sonhos, projetos e propósitos. Peçamos a Intercessão de Nossa querida Venerável Benigna Victima de Jesus para que possamos ser guiados por Deus, protegidos por seus anjos, amparadas pela Virgem Maria, em especial pela Senhora da Piedade nas horas difíceis e inspiradas pelas virtudes de Nossa Venerável Benigna. Façamos uma prece especial pelas Vocações à Vida Religiosa Consagrada, para que novas jovens abracem o belo legado da Venerável Irmã Benigna na Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade. Que possamos vivenciar com fidelidade esse tempo que nos é dado e celebrar com verdadeira felicidade as festas que se aproximam! Venerável Irmã Benigna, rogai por nós!

Artigos Escritos por Madre Teresa Cristina Leite